XVI Congresso Médico Amazônico

Mensagens

Dra. Cléa Carneiro Bichara

Atravessar o século inserida no seio das questões sociais de uma região como a Amazônia foi o legado da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, entre agosto de 1914 até os dias de hoje!
Uma instituição não se traduz por prédios e outros espaços, na essência, são formadas por pessoas, que voluntariamente, neste caso, dedicaram-se e dedicam-se às missões para as quais são constituídas, e as vezes outras mais, muitas vezes!
Viver este momento acentuadamente marcado pela era médica de Camillo Henrique Salgado, nosso fundador, e contemporaneamente  (con) viver com Camillo Vianna, é algo fantástico, para todos aqueles, médicos ou não, que apreciam, se dedicam e vislumbram em seu dia-a-dia o compromisso com a saúde na Amazônia.
Assim, como exemplo, devemos trazer para todos nós a responsabilidade do lastro institucional.
Não há maneira de traduzir com palavras toda esta linha do tempo, como propõem o tema central do maior conclave técnico-cientifico da Amazônia  “A EVOLUÇÃO DA SAÚDE NA AMAZÔNIA: 100 ANOS DE HISTÓRIA – DE CAMILLO SALGADO A CAMILLO VIANNA”.
Por isso, a programação comemorativa deste centenário vem ocorrendo há quase um ano e culminará com a instalação do XVII Congresso Médico Amazônico, entre 14-17 de agosto no Hangar.
Será sem dúvida um dos melhores eventos já organizados por nossa entidade.
Para isto, todos seus ex-presidentes, inclusive Camillo Viana, junto com atuais e ex-diretores, instituições parceiras, alunos, funcionários e muitos voluntários, estão debruçados e dedicando-se para recebê-lo da melhor maneira possível.
Muita história será contada, pois é preciso criar e acender memórias do que somos e de onde viemos, para que fortaleçam nossos caminhos que apontarão o futuro da saúde em nossa região.
Mas, a programação está muito bem estruturada e pautada nas inovações disponíveis a todos os profissionais da saúde, respeitando-se as especificidades. O evento será um grande point de atualização profissional.
O XVII Congresso Médico Amazônico já brilha a distância, nossos números avançam a cada dia – mais de 3 mil inscritos; superamos os mil trabalhos científicos; teses, dissertações, TCCs e monografias serão premiados; feira com standes 100% vendidos; organização estruturante toda pronta; palestrantes locais, nacionais e internacionais confirmados. Só estava faltando você!
Muito bem vindo ao nosso grandioso encontro cientifico.

Cléa Carneiro Bichara
Presidente do XVII Congresso Médico Amazônico

Dr. Manoel do Carmo Pereira Soares

Caros colegas,

E, mais uma vez, neste XVII Congresso Médico Amazônico, nos reunimos em licita e nobre cumplicidade para compartilhar uma vasta e aprofundada programação que tem como elo o ato de cuidar da pessoa humana nas suas mais diversas situações, no âmbito do processo saúde-doença. Se chegamos até aqui certamente é por que acreditamos que as boas políticas de saúde, a boa educação, bem como o avanço técnico e científico trazem elementos que desde que utilizados adequadamente propiciam bem estar aos que necessitam de cuidados.

Aos colegas e suas respectivas instituições que nos ajudaram a dar o formato científico deste Congresso, ao nosso mais sincero muito obrigado! Aos participantes, de um modo geral, ale´m da gratidão pelo voto de confiança, desejamos que durante estes dias recebam e compartilhem informações e conhecimentos que contribuam para fazer da Amazônia o território saudável que juntos sonhamos.

Manoel do Carmo Pereira Soares
Presidente da Comissão Científica